TSE rejeita recurso de Jânio Natal, e cenário político de Porto Seguro aponta para possível nova eleição

Por Redação / VIA41
11/08/2025 - 22:01

Prefeito Jânio Natal 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou, por unanimidade, os embargos de declaração apresentados pelo prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal (PL), em processo que pode levar à cassação do seu mandato. A decisão foi proferida na sessão ordinária virtual do último dia 7 de agosto.

PUBLICIDADE

 

 

De acordo com o registro da corte, “o Tribunal, por unanimidade, rejeitou os embargos de declaração, nos termos do voto do relator”, com participação das ministras Cármen Lúcia (presidente), Isabel Gallotti, Edilene Lôbo e Vera Lúcia Santana Araújo, e dos ministros Nunes Marques, André Mendonça e Antonio Carlos Ferreira. O vice-procurador-geral eleitoral foi Alexandre Espinosa Bravo Barbosa.

Com a nova derrota no TSE, cresce no meio político local a expectativa de que Porto Seguro tenha novas eleições. O caso agora segue para o Supremo Tribunal Federal (STF), que deverá dar a palavra final sobre a legalidade do terceiro mandato de Jânio Natal.

Especialistas avaliam que as chances de cassação são elevadas, considerando que o STF já se posicionou anteriormente contra a chamada “prefeitura itinerante” — situação em que um político exerce mandatos consecutivos em municípios diferentes, prática considerada inconstitucional.

O processo segue em tramitação, e o prefeito ainda não se pronunciou oficialmente sobre a decisão.

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
AVISO: Ao publicar nesta página você assume total responsabilidade pelo conteúdo do seu comentário.