Operação “Desarticula” deixa seis mortos e resulta em grande apreensão de armas, drogas e veículos

Por Redação / VIA41
12/11/2025 - 19:34

Uma operação integrada entre a Polícia Civil e a Polícia Militar da Bahia terminou com seis suspeitos mortos após um intenso confronto na zona rural de Itabela, no extremo sul do estado, na manhã desta quarta-feira (12). A ação, denominada “Operação Desarticula”, teve como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão e desarticular a reestruturação logística e bélica de uma organização criminosa que atuava na região.

PUBLICIDADE

 

 

Segundo a Polícia Civil, o alvo da operação era um assentamento rural identificado como ponto de homizio e depósito de armamentos da facção. As equipes foram recebidas a tiros por criminosos fortemente armados, posicionados estrategicamente no terreno. A troca de tiros ocorreu em uma área cercada de vegetação, e, conforme a nota oficial, os disparos dos suspeitos colocaram em risco até moradores civis que estavam nas imediações.

Em legítima defesa e estrito cumprimento do dever legal, os policiais reagiram e seis indivíduos foram alvejados e morreram no local.

A operação foi coordenada pela Polícia Civil, com participação de equipes da Delegacia Territorial de Itabela, Delegacia Territorial de Eunápolis, GATTI do Descobrimento, 28º Batalhão da Polícia Militar e da 4ª Companhia de Itabela.

Materiais apreendidos

Durante a ação, foi apreendido um grande arsenal de armas de fogo, drogas, munições, veículos e outros materiais ligados à atividade criminosa. Entre os itens encontrados estão:

    •    8 armas de fogo, incluindo pistolas, revólveres, uma arma artesanal e uma arma longa de airsoft;

    •    1,9 kg de maconha, 973 g de cocaína e 470 g de crack;

    •    6 balanças de precisão e aproximadamente 5 mil pinos para embalar cocaína;

    •    R$ 1.282,00 em dinheiro, em notas fracionadas;

    •    5 veículos, entre carros e motocicletas;

    •    13 aparelhos celulares, roupas camufladas, rádios comunicadores, coldres e mochilas.

Após o confronto, parte dos suspeitos fugiu para uma área de mata, e as forças policiais solicitaram apoio de unidades especializadas. Equipes da RONDESP Extremo Sul, CIPE Mata Atlântica (CAEMA), CIPPA Porto Seguro e 8º Batalhão da PM (Canil) foram acionadas para dar continuidade às buscas.

A Polícia Civil informou ainda que, no fim da tarde, por volta das 17h30, as equipes apreenderam mais dois fuzis durante as diligências na região de Campos, zona rural de Itabela.

As investigações e a apresentação dos materiais apreendidos estão sendo conduzidas pela Delegacia Territorial de Itabela.

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
AVISO: Ao publicar nesta página você assume total responsabilidade pelo conteúdo do seu comentário.