Bombeiros e a Operação Florestal 2024

Por Redação / VIA41
17/09/2024 - 00:52

Nos últimos dois meses, a Operação Florestal 2024 do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia enfrentou com sucesso 422 incêndios em 59 municípios. A atuação estratégica, com cinco bases em regiões de maior risco, tem sido fundamental na proteção da fauna e flora do estado.

PUBLICIDADE

 

 

O monitoramento das áreas de risco é realizado através da plataforma Painel do Fogo, do Governo Federal, que auxilia na identificação das regiões mais vulneráveis. Além disso, aeronaves remotamente tripuladas e o helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) são utilizados para o transporte das equipes e o monitoramento aéreo, aumentando a eficácia da operação.

Segundo o coronel Jadson Almeida, comandante de Operações dos Bombeiros, o mês de setembro apresenta um risco elevado para incêndios florestais, com mais de 90% das ocorrências causadas por ações humanas, como queimadas de lixo e descarte inadequado de cigarros. O coronel ressaltou que os responsáveis por crimes ambientais podem ser penalizados conforme a Lei 9.605/98, que prevê sanções para danos ao meio ambiente.

Além do combate direto ao fogo, as 720 ações preventivas realizadas visam educar a população sobre os riscos das queimadas e as melhores práticas para evitá-las. 

Este trabalho exemplifica a dedicação dos bombeiros e a importância da colaboração comunitária na proteção ambiental. O sucesso da operação é um testemunho do esforço contínuo para preservar o patrimônio natural da Bahia, destacando a necessidade de um compromisso coletivo com a proteção das nossas florestas.

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
AVISO: Ao publicar nesta página você assume total responsabilidade pelo conteúdo do seu comentário.