Veracel Celulose apresenta seu Relatório de Sustentabilidade de 2020

Por ASCOM
10/05/2021 - 21:43

Empresa manteve iniciativas voltadas à sustentabilidade e a apoio social mesmo durante enfrentamento da pandemia de Covid-19

A Veracel Celulose divulgou nesta segunda-feira (10/05) seu Relatório de Sustentabilidade referente ao ano de 2020.

PUBLICIDADE



O conteúdo está disponível para download e visualização, na íntegra, no site da empresa ou diretamente por este link. O documento traz os avanços das principais iniciativas voltadas à sustentabilidade e de apoio social realizadas pela empresa no último ano, mesmo durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

"São as pessoas que fazem a empresa, e essa é a história que vamos contar no relatório deste ano tão peculiar. Fomos testados na firmeza do nosso propósito de sermos responsáveis, inspirar pessoas e valorizar a vida. E foi o que mais fizemos neste ano: cuidamos, genuinamente, da vida", destaca Caio Zanardo, diretor presidente da Veracel Celulose.

No último ano, o investimento social realizado pela Veracel em 2020 foi de R$12,2 milhões, com atendimento a mais de 16 mil pessoas. Foram contemplados coletivos rurais, comunidade de pesca e indígenas, grupo de mulheres e associações comunitárias. Esse valor inclui projetos de agricultura familiar, além de outras iniciativas de geração de renda e de educação e, especialmente neste ano de contingências, doações de apoio emergencial para a segurança alimentar e apoio aos órgãos de saúde da região de atuação da companhia.



Desde março de 2020, a Veracel já realizou doações de: 86 mil itens de saúde e higiene; 83 mil litros de álcool; e 30 mil litros de hipoclorito, que foram distribuídos para a população das comunidades e dos municípios de sua região. A empresa também financiou a compra de equipamentos (08 camas, 01 eletrocardiógrafo e 01 gerador para manutenção de funcionamento de UTI) para auxiliar instituições de saúde públicas e privadas locais e, em parceria com a Suzano e o Governo da Bahia, apoiou a construção de um hospital de campanha na cidade de Teixeira de Freitas (BA), o que envolveu a doação de 35 respiradores fixos e móveis e um aporte para a oferta 20 leitos de UTI.

Em 2020 também foram implementadas medidas de prevenção contra a pandemia para os colaboradores. Entre essas iniciativas, houve a implementação do teletrabalho para todos os times administrativos e a ampliação de ações voltadas para a saúde emocional e psicológica dos colaboradores e de seus familiares. A companhia adotou, ainda, uma série de protocolos de segurança contra a contaminação e estruturou os ambientes internos com o mesmo objetivo. Seguiu também com a oferta de capacitação e de apoio para a evolução de carreira dos membros da equipe. Tudo isso garantiu à Veracel, pela terceira vez consecutiva, o selo Great Place to Work (GPTW). Assim, a companhia se manteve no ranking das melhores empresas para se trabalhar na Bahia e entre as 15 melhores do agronegócio brasileiro.

Outro importante destaque do Relatório é o impacto positivo da Veracel para o desenvolvimento do território. Atualmente, a empresa gera mais de 3,2 mil empregos diretos. Considerando, em cada família, uma média de quatro pessoas, estimamos que pelo menos 12,8 mil residentes na região dependam da Veracel para alimentação, transporte, educação, lazer e bem-estar. Além disso, em 2020, as compras de serviços e mercadorias da companhia representaram mais de R$ 740 milhões para o estado da Bahia.

No quesito ambiental, entre os destaques apresentados no Relatório estão a manutenção dos índices de reciclagem de resíduos industriais em 99% durante o ano e o alcance do marco de mais de 5,5 milhões de árvores nativas da Mata Atlântica plantadas desde 1994 até o ano passado.

Já do ponto de vista social, outro importante destaque foi o sucesso de programas de geração de renda, como os projetos de apicultura e meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão), que produziram 87 toneladas de mel e beneficiaram 158 famílias, por meio de associações de produtores dos municípios baianos de Eunápolis, Guaratinga, Itabela e Porto Seguro e também da aldeia pataxó Meio da Mata.

Além disso, mesmo com soluções difíceis para o ano letivo, a Veracel manteve seu apoio à educação para os alunos das 32 aldeias indígenas identificadas na área de influência da empresa. Ao todo, foram doados materiais escolares para 5 mil alunos e professores dos ensinos fundamental e médio, incluindo os matriculados na Educação de Jovens e Adultos.

"As ações que elencamos em nosso Relatório nos trazem muito orgulho, especialmente por terem sido realizadas em um ano tão desafiador como o de 2020. Queremos continuar aprendendo e ampliando essas iniciativas para que a empresa e a comunidade continuem sempre em desenvolvimento de forma sustentável e responsável", afirma o Diretor de Sustentabilidade e Relações Corporativas da Veracel, Renato Carneiro.

Informações gerais - Veracel Celulose

Atuação

• A empresa atua em 11 municípios e influencia diretamente 143 comunidades, sendo 32 indígenas.

Produção anual

• 1.089.614 tsa de celulose
• 920.258 MWh de energia

Total de colaboradores

• 813 colaboradores próprios
• 2.328 colaboradores empresas parceiras

Presença territorial

• 202.190 ha de área total Veracel
• 89.713 ha de área plantada
• 101.317 ha de área de preservação
• 22.584 ha de plantio Programa Produtor Florestal

Eficiência Operacional

• Reciclagem de resíduos: 99%
• Excelência operacional: 92,2%
• Consumo de água por tonelada de celulose: 22,2 m³/tsa


Demais informações que estão no Relatório de Sustentabilidade 2020

Sobre a empresa

• Informação, articulação e cuidado genuíno
• Remotamente

Um ano de contingências e superações

• Agricultura Familiar - a força dos coletivos
• Segurança alimentar e o cultivo da terra
• Um negócio em ascensão
• Renda, meio ambiente e inclusão
• No meio da mata, lavoura!

Presença constante em nosso entorno

• Tradicionalidade online
• Pescador, na escuta!

Pilar econômico para o desenvolvimento regional

• Mais competitivos e mais sustentáveis
• Cultivar florestas é preciso
• Uso responsável dos recursos naturais
• Pelo mar, vamos melhor

Somos apenas os guardiões

• Plantadores de florestas
• A natureza científica

Para saber mais sobre essas e outras iniciativas da Veracel, acesse o site http://www.veracel.com.br

Sobre a Veracel Celulose

Fundada em 1991, com início da produção de celulose em 2005, a Veracel Celulose é fruto da parceria entre duas empresas grandes no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso, que compartilham o controle acionário da companhia, detendo, cada uma, 50% das ações. Localizada em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em 11 municípios da região. Com uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas, a empresa gera 3.191 empregos próprios e de terceiros.

A Veracel Celulose tem compromisso com as pessoas - colaboradores, parceiros e comunidades. A empresa busca sempre contribuir com a qualidade de vida regional, a partir do apoio e do desenvolvimento de ações culturais, sociais econômicas que beneficiam a região. Além disso, a preocupação com a conservação ambiental faz parte da agenda de sustentabilidade da companhia.
 

PUBLICIDADE
AVISO: Ao publicar nesta página você assume total responsabilidade pelo conteúdo do seu comentário.