Veracel inicia sua Parada Geral e movimenta a economia local

Por ASCOM
25/11/2021 - 16:47

Foto: Tássio Loureiro / VIA41

Começou nesta quarta-feira(24/11), a Parada Geral (PG) da Veracel Celulose. A ação periódica para a manutenção preventiva de todos os equipamentos da fábrica produtora de celulose está sendo realizada em alinhamento com as autoridades competentes e terá duração de 10 dias, sendo encerrada em 04 de dezembro. A Parada de 2021 seguirá todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 e irá contar com quase 2.600 funcionários temporários, sendo cerca de 570 pessoas da região.

PUBLICIDADE

A Parada Geral da Veracel tem como foco a segurança dos processos produtivos industriais e, principalmente, das pessoas. A ação tem importante efeito positivo sobre a atividade econômica no território, principalmente nos setores de alimentação, hospedagem e transporte. Para a atividade, haverá a participação trabalhadores temporários, que, durante o período da PG, atuam na sede da empresa, localizada no município de Eunápolis (BA). Para a realização da Parada, a Veracel e as empresas parceiras envolvidas nesse processo priorizaram a contratação de mão de obra local, trazendo uma oportunidade de geração de empregos para a região. Neste ano, a maioria dos contratados locais são residentes das cidades de Belmonte, Itapebi e Itagimirim, localizadas no Sul da Bahia.

Entre as medidas preventivas que estão sendo adotadas durante a Parada Geral da Veracel em 2021 está a contratação de pessoas com esquema vacinal atualizado e/ou completo, a instalação de barreiras físicas entre os assentos dos ônibus e a obrigatoriedade de uso de máscaras N95; a desinfecção de equipamentos e ambientes; o reforço da higienização de suas instalações e dos locais de hospedagem dos trabalhadores externos; o distanciamento social durante o período de trabalho e o de descanso; a exigência do teste PCR-RT para o início do trabalho, além de testagens sorológicas rápidas durante o período de trabalho; medições de temperatura em todos os pontos de entrada (transporte, hotel e fábrica); instalação de pias e espaços de higiene adicionais; "dispensers" com álcool em gel sempre à disposição dos trabalhadores; distanciamento nos refeitórios e em todos os locais de trabalho; alimentação entregue em embalagens lacradas; espaços abertos para o descanso dos funcionários e o acompanhamento médico e emocional junto aos colaboradores.

Sobre a Veracel Celulose

A Veracel Celulose celebra 30 anos de atuação em 2021. Com a fábrica em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em mais 10 outros municípios da região. Responsável pela produção 1,1 milhão de toneladas de celulose/ano, 100% da madeira de eucalipto utilizada no processo produtivo é certificada ou controlada em conformidade aos princípios e critérios de padrões normativos internacionais FSC e CERFLOR. Com 50% de participação cada, seus acionistas são duas grandes operadoras no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso

Foto: Tássio Loureiro / VIA41

A Veracel é considerada como uma das melhores empresas para se trabalhar na Bahia, de acordo com o selo Great Place to Work (GPTW). Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro, a Estação Veracel, que recebeu o Certificado de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® - FSC® C017612, emitido no Brasil pela certificadora Imaflora

Além dos contratos de parceria com produtores locais, totalizando mais de 20 mil hectares, a Veracel possui 3.191 empregos diretos e cerca de 16 mil beneficiados pelas iniciativas de educação, saúde e geração de renda, desenvolvidas nos últimos anos.

Ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida é o nosso propósito!

PUBLICIDADE
AVISO: Ao publicar nesta página você assume total responsabilidade pelo conteúdo do seu comentário.