Veracel inaugura central de monitoramento digital de sua fábrica

Por ASCOM
04/11/2021 - 19:49

A Sala de Confiabilidade 4.0 funcionará como a central das operações tecnológicas e de sistemas da fábrica da empresa, acompanhando os processos em tempo real, gerando ainda mais estabilidade à produção da planta

Em tempos em que cada vez mais a tecnologia e a automação de processos estão presentes no dia a dia das empresas, a Veracel Celulose, indústria localizada no Sul da Bahia, acaba de inaugurar sua Sala de Confiabilidade 4.0. O espaço irá centralizar todos os dados monitorados da planta e integrar tecnologias da Indústria 4.0 como inteligência artificial, indicadores de performance) e Big Data (estudo e interpretação de grandes volumes de dados). A iniciativa deve reunir informações de mais de 5.000 equipamentos e vários sistemas simultaneamente e tem o objetivo de acompanhar todo o processo industrial e identificar, analisar e indicar previamente soluções para problemas, aliando agilidade, segurança e economia de recursos.



A Sala de Confiabilidade 4.0 permitirá que as equipes acompanhem todas as informações dos sensores e maquinários da fábrica. Será possível monitorar todos os dados industriais e ainda compartilhar essas informações de forma rápida com outras equipes da empresa. Com a tecnologia, a empresa projeta ganhos na estabilidade de produção da celulose, com a avaliação de informações e dados de forma muito mais precisa, evitando sobrecarga de equipamentos, padronizando alertas e facilitando a integração dos sistemas e áreas. "É um avanço na prevenção de falhas e na assertividade na atuação das equipes e na tomada de decisão", sintetiza Fernando Sanchez Laserna, gerente de Engenharia Manutenção e Controle Técnico da Veracel.

O monitoramento realizado na Sala de Confiabilidade 4.0 contempla todas as etapas de produção da planta, desde a chegada da madeira até a entrega da celulose, sendo o resultado de um trabalho em conjunto das áreas de tecnologia da informação e confiabilidade.

"Estamos transformando nossa fábrica com maior digitalização e automatização. Isso traz segurança, estabilidade da planta e ainda mais qualidade aos processos existentes", declara Ari Medeiros, diretor Industrial da Veracel. "Essas tecnologias abrem novas possibilidades de melhorias, ao mesmo tempo em que mantêm nossas pessoas mais focadas em processos especializados e na gestão do conhecimento que essas ferramentas proporcionam", afirma ainda o diretor.

Veja abaixo algumas fotos do espaço inaugurado na manhã de hoje:



Sobre a Veracel Celulose

Veracel Celulose celebra 30 anos de atuação em 2021. Com a fábrica em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em mais 10 outros municípios da região. Responsável pela produção 1,1 milhão de toneladas de celulose/ano, 100% da madeira utilizada no processo produtivo é certificada ou controlada em conformidade aos princípios e critérios de padrões normativos internacionais. Com 50% de participação cada, seus acionistas são duas grandes no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa StoraEnso.

A Veracel é considerada como uma das melhores empresas para se trabalhar na Bahia. Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior reserva particular de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro e recebeu o Certificado de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® - FSC® C017612, emitido no Brasil pela certificadora Imaflora.

São 3.191 empregos diretos e cerca de 16 mil beneficiados pelas iniciativas de educação, saúde e geração de renda todos últimos anos. Ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida é o nosso propósito!

PUBLICIDADE
AVISO: Ao publicar nesta página você assume total responsabilidade pelo conteúdo do seu comentário.