Cidade que vacinou 100% dos adultos não tem morte por Covid há 7 meses

Por Informe Baiano
25/01/2022 - 10:44



O município de Guaramiranga (CE), a cerca de 105 km de Fortaleza, comprova a eficácia das vacinas contra a Covid-19, especialmente em casos mais graves e mortes pela doença.

De acordo com uma reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo, a cidade vacinou cerca de 96% da população acima de 11 anos com duas doses mais a dose de reforço, e 100% dos adultos, e não registra nenhum óbito por Covid desde junho de 2021.

PUBLICIDADE

Por conta disso, Guaramiranga foi escolhida como teste de eficiência do imunizante. Quando recebe as doses, cada morador passa por dois exames, um para detectar a presença do vírus e um segundo para avalizar o grau de imunidade contra ele. Os dados são repassados ao governo do estado.

De acordo com a secretária de Saúde do município, Silvana Soares de Souza, “o que nós temos apresentado é uma resposta bem positiva já na segunda dose. A gente prova que os pacientes que estão contraindo a Covid, por conta da vacina, eles estão tendo sintomas leves”.

A cidade possui um único hospital, e ele passou os últimos seis meses de 2021 sem nenhum paciente internado pela doença. Somente agora em janeiro, por conta do aumento no número de casos de contágio, houve uma internação, de uma paciente com epilepsia e hipertensão, que se contagiou antes de tomar a dose de reforço e apenas teve sintomas moderados e recebeu alta quatro dias depois e se recupera em casa.

PUBLICIDADE
AVISO: Ao publicar nesta página você assume total responsabilidade pelo conteúdo do seu comentário.