Hélio Laniado fala sobre quem pode ser um consultor financeiro em 2022!

Por ASCOM
10/03/2022 - 16:23

Afinal o que é consultor financeiro, o que esse profissional faz e como se tornar um consultor de uma área que está em alta em 2022?

Em resumo, o consultor financeiro é o responsável por desenvolver um plano de finanças efetivo e focado em resultados. Sua área de atuação pode ser tanto para pessoas físicas ou jurídicas. 

Para entender tudo sobre esse assunto entrevistamos o especialista em assessoria financeira Hélio Laniado.

Caso você tenha interesse em seguir carreira nessa área que está em alta em 2022, então não deixe de ler este conteúdo para conhecer algumas dicas úteis!

PUBLICIDADE

Quem pode ser um consultor financeiro?



De acordo com o especialista Hélio Laniado, qualquer pessoa que tenha especialização em finanças, investimentos e conhecimento prático no mercado financeiro  pode se tornar consultor financeiro, entretanto, segundo ele, para se destacar no mercado é preciso estudar muito e fazer cursos para tirar certificações. As certificações CPA 10 e CPA 20 da ANBIMA, CGA também da ANBIMA, CFP da Planejar e CFA da CFA Institute são as mais populares.

Em 2022 a profissão de consultor financeiro ganhou destaque e há uma grande demanda por esse tipo de trabalho no mercado brasileiro.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serasa, atualmente no mercado brasileiro há aproximadamente  63 milhões de pessoas físicas e jurídicas com dívidas, o que corresponde a cerca de 41% da população de adultos.

Como vimos acima, a profissão está em alta e requer especialização para alcançar destaque profissional. 

Diante deste cenário, confira  logo abaixo 05 dicas do renomado especialista em finanças Hélio Laniado explicando o que é preciso para ser um consultor financeiro de sucesso.

1. Fazer uma graduação

Para se tornar um bom consultor financeiro é essencial que você invista em uma graduação em Economia, pois a formação nesse setor é bem ampla, o que possibilita unir os conhecimentos  práticos e teóricos. Outros cursos como pós e MBAs focados em administração, investimentos e afins também são recomendados.

Dessa forma, é possível que você atue em diversos segmentos do mercado financeiro, inclusive como consultor. Para tornar suas opções de carreira maiores, opte por um curso multidisciplinar e de qualidade.

2. Ter certificados

conforme mencionado acima, quanto mais conseguir aprimorar o seu currículo, você terá mais chances de obter um bom destaque no setor. Sendo assim, as certificações são úteis para manter-se em dia em relação a todos os métodos e normas.

Portanto, é crucial que elas integrem o seu planejamento de carreira, mas antes de investir nesse ponto, pense na resposta para as seguintes questões:

Quais são os assuntos que pretende especializar-se?

Qual é o público que deseja atingir?

Quais são os seus objetivos na carreira?

Quanto quer investir em tempo de estudos  e dinheiro nas certificações?

3. Procure adquirir experiência

Mesmo que o seu foco seja trabalhar como consultor independente, ainda assim é preciso  ter alguma trajetória na área.

Portanto, procure adquirir experiência através de empregos no setor de finanças ou administração de empresas.

Outra alternativa válida para conseguir experiência é ser assistente em empresas de consultoria. Assim como também é possível realizar consultorias sem remuneração para ONGs, projetos assistenciais, etc.

O ideal é tentar adquirir alguma experiência para que seja mais fácil inserir-se nesse mercado e encontrar trabalhos.

4. Peça feedback

Para qualquer pessoa que está em uma carreira nova, os feedbacks são de grande ajuda! Até porque, através dessas avaliações em relação ao seu trabalho, permitem que você tenha uma visão mais ampla e possa definir melhor o seu plano de ação para direcionar suas estratégias e tomar decisões mais assertivas.

Uma boa ideia é usufruir desses resultados como uma forma de mentoria, ao conversar com consultores financeiros mais experientes, mestres de sua faculdade e colegas que atuam na área.

E, eventualmente, você também poderá pedir um feedback sincero de seus clientes. Assim você poderá observar quais pontos podem melhorar os seus serviços para cada vez oferecer um serviço mais adequado aos clientes.

5. Amplie sua rede de contatos

Por último, mas não menos importante, é preciso ampliar sua rede de contatos. Uma vez que as oportunidades de trabalho na área irão depender muito dos contatos profissionais que você faz e mantém durante seu trabalho.

Em outras palavras, para obter mais trabalhos e manter-se a par sobre eventuais necessidades dos seus clientes, é crucial dedicar um tempo para fazer o networking e comunicação em relação a seus serviços.

Você poderá participar de eventos empresariais para conversar com as pessoas e poder sanar todas as suas dúvidas.

Mesmo que você tenha a chance de dar uma palestra de finanças, é bem melhor ter uma conversa casual com outras pessoas que entendem bem da área.

Além disso, seja em suas redes sociais, whatsapp ou em outras plataformas que escolher para divulgar os seus serviços, é ideal ter um posicionamento como autoridade no assunto. Para isso, você pode compartilhar conteúdos úteis que sejam relevantes para o seu público-alvo.

Para finalizar!

Como você pôde ver neste conteúdo, o consultor financeiro é um área em grande expansão e que vale a pena investir, basta seguir as dicas!

 E caso tenha gostado, não esqueça de compartilhar com seus amigos que possuem interesse na área também.
 
 

PUBLICIDADE
AVISO: Ao publicar nesta página você assume total responsabilidade pelo conteúdo do seu comentário.