Inglês para médicos: 5 dicas para se sair bem nos estudos
06/11/2023 - 23:29
Imagem extraída do Pexels
Assim como em todas as áreas acadêmicas, o inglês é a língua utilizada na área da saúde. E é exatamente por isso que preparamos um conteúdo com 5 dicas para você se sair bem nos estudos de inglês médico.
Isso porque, mesmo que durante o curso de graduação as aulas sejam ministradas em português, o idioma dos livros médicos é o inglês. Ou seja, saber inglês específico da área de medicina pode ser um grande diferencial para facilitar seus estudos.
Quer saber quais são as 5 dicas para se sair bem nos estudos de inglês médico e facilitar sua vida acadêmica? Basta conferir até o final do conteúdo que preparamos para você!
Faça um curso de inglês médico
A primeira dica para você se sair bem nos estudos de inglês médico é justamente escolher um curso específico. Ou seja, um curso de inglês voltado ao jargão médico e ao ambiente profissional.
E sim, esses cursos existem e podem ser a melhor opção para quem precisa conciliar os estudos de inglês com as aulas da graduação. Isso porque, nos cursos de inglês médico, você pode estudar de onde estiver, na hora que quiser, com muito mais praticidade e conforto.
Além disso, você pode até mesmo escolher ter aulas com professores nativos, o que garante um maior aprimoramento no listening e no speaking, juntamente com o aprendizado de gramática.
Então, se você quer se sair bem nos estudos de inglês médico e aprender tudo que precisa sobre o inglês da área, a melhor opção é escolher um curso voltado à área da saúde.
Estude diariamente
Assim como você precisa estudar diariamente para aprender tudo que precisa para concluir as matérias do curso, é preciso que você estude inglês diariamente para se sair bem nos seus estudos.
Como diz o ditado, “a prática leva à perfeição” e isso vale para todas as habilidades que você quer aprender. Então, separe um tempo diário para estudar inglês, mesmo que seja por poucos minutos.
E o principal: lembre-se de estudar um pouco de tudo, desde gramática a conversação. Isso porque, para conseguir aprender o inglês médico, será necessário também aprender as bases do idioma como um todo, bem como aprender a se comunicar em inglês de maneira eficiente.
Leia artigos científicos e livros da área
Você provavelmente vai se cansar de ler artigos científicos e livros específicos da área. Então, que tal utilizar esses conteúdos para se sair bem nos estudos de inglês médico?
Para isso, você pode simplesmente ler a versão original desses conteúdos, uma vez que o inglês é o idioma acadêmico ao redor do mundo. Dessa forma, você estuda para as matérias do curso e ainda pratica seu inglês médico.
Dois coelhos numa cajadada, não é mesmo?
Crie um glossário
Após a leitura de artigos científicos e livros da área de saúde, é bem provável que você se depare com uma série de palavras e expressões que você não faz a mínima ideia do significado.
Por isso, nossa quarta dica para você se sair bem nos estudos de inglês médico é justamente criar um glossário com essas palavras e seus respectivos significados. Esse glossário não só pode servir para referência futura como também para aprimorar seu vocabulário médico a um nível totalmente diferente.
E se você puder fazer esse glossário à mão, melhor ainda, uma vez que escrever informações à mão é uma ótima forma de memorizar o que está sendo escrito.
Utilize o idioma no cotidiano
A nossa 5 e última dica para você se sair bem nos estudos de inglês médico é utilizar o idioma no cotidiano, de forma a aumentar o contato com a língua. Pode até ser difícil encontrar uma conversa no cotidiano onde você possa utilizar o jargão médico.
Porém, você pode treinar em conversas com outros estudantes de medicina e que também estejam tentando aprimorar os conhecimentos em inglês. Por outro lado, se não for possível praticar utilizando o jargão médico, basta utilizar o idioma no seu cotidiano, conversando em inglês com amigos e familiares.
Agora você já sabe quais são as 5 dicas para se sair bem nos estudos de inglês médico, então só precisa colocar o que aprendeu em prática e começar a estudar agora mesmo!