Aposentados não terão pagamento bloqueado por falta de prova de vida, afirma Ministério da Previdência

Por Redação / VIA41
17/01/2025 - 21:10

O Ministério da Previdência Social anunciou, nesta sexta-feira (17), que os aposentados e pensionistas que não realizaram a prova de vida dentro do prazo estabelecido pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) não terão seus pagamentos bloqueados. A medida foi publicada em uma portaria oficial que suspende, por seis meses, os bloqueios relacionados à prova de vida.

PUBLICIDADE

 

 

A prova de vida é um procedimento exigido para comprovar que o beneficiário está vivo e, assim, continuar recebendo os recursos. A suspensão dos bloqueios terá início em 1° de janeiro de 2025 e poderá ser prorrogada por mais seis meses, caso necessário.

Em comunicado, o INSS informou que, apesar da suspensão, o dever de garantir a comprovação de vida dos beneficiários segue sendo responsabilidade do Instituto. Para isso, o INSS tem utilizado cruzamento de dados com outras bases governamentais e busca novas parcerias para ampliar as formas de verificação. O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, explicou que a medida visa facilitar o processo para os beneficiários e evitar transtornos.

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
AVISO: Ao publicar nesta página você assume total responsabilidade pelo conteúdo do seu comentário.