Veracel e Sebrae promovem almoço para valorizar agricultura familiar
18/02/2025 - 17:38
Foto: Tiago Loureiro / VIA41
Nesta terça-feira (18), a Veracel Celulose e o Sebrae realizaram o “Almoço no Campo” em Porto Seguro, uma experiência gastronômica comandada pelo chef Saulo de Oliveira, utilizando exclusivamente produtos da agricultura familiar. O evento, realizado na sede da Associação de Produtores Rurais Unidos Venceremos (Aprunve), destacou a qualidade dos insumos regionais e reforçou o potencial dos pequenos produtores para abastecer chefs e restaurantes renomados.
A Aprunve, localizada na zona rural de Porto Seguro, reúne cerca de 100 famílias que produzem mais de 50 itens, incluindo café e cacau. A comunidade também abriga a Associação de Mulheres Produtoras Rurais Agroecológicas (Ampra), conhecida como Mulheres Guerreiras, que comercializa produtos artesanais feitos com ingredientes locais. A Veracel apoia essas iniciativas com assistência técnica, equipamentos e infraestrutura, beneficiando mais de 1.500 famílias da região.
Foto: Tiago Loureiro / VIA41
O evento serviu como aquecimento para o 5° Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro, que ocorrerá de 11 a 30 de abril. O festival destaca a identidade cultural do Sul da Bahia e amplia oportunidades para agricultores familiares. A parceria entre Veracel e Sebrae também promove rodadas de negócios, conectando pequenos produtores a mercados gastronômicos e incentivando o desenvolvimento sustentável.
Foto: Tássio Loureiro / VIA41
“Apoiar a agricultura familiar significa fortalecer comunidades, ampliar mercados e gerar mais renda e autonomia para as famílias”, destacou Alexandre Campbell de Mendonça, gerente de Responsabilidade Social da Veracel. A empresa investe cerca de R$ 9 milhões anuais em projetos que impulsionam o desenvolvimento econômico e social da região.
PUBLICIDADE