Cabrália celebra 525 anos da Primeira Missa no Brasil com evento histórico que reuniu 5 mil pessoas
27/04/2025 - 15:28
Santa Cruz Cabrália viveu um dia histórico neste sábado, 26 de abril, com a celebração dos 525 anos da Primeira Missa no Brasil, na Praça do Cruzeiro. Mais de 5 mil fiéis participaram da cerimônia presidida pelo bispo diocesano Dom José Edson Santana Oliveira e concelebrada por 30 bispos e 80 padres de várias regiões do Nordeste.
A programação do dia começou cedo, com a chegada da cruz original da Primeira Missa no Aeroporto de Porto Seguro, que foi recebida oficialmente pelo Prefeito Girlei Lage. Muito emocionado, ele destacou que foi nascido e criado na Coroa Vermelha, onde se casou com uma indígena, constituiu sua família e vive até hoje. “Esse momento para mim, para nossa população, é muito simbólico, vai muito além da política”, afirmou o gestor.
A cruz original seguiu em carreata de Porto Seguro para Cabrália, onde a cidade já respirava a história e a cultura com a retomada da encenação do Auto Pindorama pelas principais ruas. Além disso, a programação contemplou procissão com chegada da imagem de Nossa Senhora da Esperança ao som da tradicional Lira Cabraliense, alvorada e muitos momentos de fé, esperança e religiosidade. O evento terminou com um grande show da banda católica Colo de Deus.
O evento teve a participação e realização dos representantes de Cabrália, através dos vice-prefeito Cláudio Xepa e dos secretários municipais de Turismo, Geovson Magno; Cultura, Andreza Anjos; Infraestrutura, Biran Rocha e o superintendente Rogério Santana; Segurança Pública, Marivaldo Boa Morte; Eventos, Ricardo de Paula; Administração, Rita Santana; Agricultura, Zeca Pataxó; Saúde, Luzia Pataxó; Meio Ambiente, Indara Mel; Comunicação, André Santana; Educação, Álamo Pimentel; além do apoio da Polícia Militar e da Sescom.
Como grande anfitrião da celebração, o Prefeito Girlei ainda destacou o orgulho de Cabrália em sediar um momento tão importante: "Hoje celebramos nossa história, nossa fé e nossas raízes. Cabrália mostra ao Brasil a força do seu povo e da sua cultura. Este dia ficará marcado para sempre em nossos corações”, completou.
PUBLICIDADE