Polícia Civil prende estelionatário que ameaçava famílias de vítimas para extorquir dinheiro
22/12/2025 - 17:51

A Polícia Civil prendeu, nesta segunda-feira (22/12/2025), um homem acusado de praticar dezenas de crimes de estelionato por meio de falsas ameaças, tendo como alvo principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade. A prisão preventiva foi cumprida contra um suspeito de 27 anos, durante uma operação conjunta envolvendo forças de segurança de diferentes regiões do estado.
A ação foi coordenada pela 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Eunápolis e pela 10ª Coorpin de Vitória da Conquista, com atuação do GATTI Sudoeste, da Delegacia Territorial de Caraíbas e do Núcleo de Inteligência de Eunápolis. Além do mandado de prisão, também foi cumprido mandado de busca e apreensão domiciliar, resultando na apreensão de um aparelho celular.
Segundo as investigações, o suspeito utilizava a internet para levantar informações sobre familiares de vítimas assassinadas, entrando em contato com essas pessoas para exigir transferências de dinheiro. Ele se passava por integrante de facção criminosa e fazia ameaças de morte, afirmando que executaria as vítimas caso os valores exigidos não fossem pagos.
A Polícia Civil apurou ainda que o investigado reforçava as intimidações enviando imagens de armas por aplicativos de mensagens. Em alguns diálogos, o suspeito chegou a zombar da polícia, dizendo que jamais seria localizado.
Ao longo da investigação, dezenas de vítimas foram identificadas. Entre os casos mais recentes estão ocorrências registradas em Eunápolis, envolvendo familiares do motorista de aplicativo Weverton e de Jhonatan, morto dentro de uma academia. As famílias teriam sido alvo das extorsões logo após os crimes.
O homem possui antecedentes criminais e já havia sido preso em 2019, no estado de Minas Gerais, após ser flagrado com armas ilegais, na companhia de um adolescente.
Após a prisão, o suspeito permanece à disposição da Justiça e aguarda audiência de custódia. Em seguida, ele deverá ser transferido para o Conjunto Penal de Eunápolis, onde ficará custodiado.
A Polícia Civil da Bahia reforçou que as investigações continuam e destacou a importância das denúncias para o combate a crimes de estelionato e extorsão praticados por meio de ameaças.
Publicidade.jpeg)
