Deputado é alvo de buscas em investigação da Operação Santa Rota sobre desvios na educação

Por Redação / VIA41
16/10/2024 - 07:31

Na manhã desta terça-feira (15), a Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em Salvador e na cidade de Santaluz, a cerca de 275 km da capital baiana. A ação faz parte da 2ª fase da Operação Santa Rota, que investiga desvios de recursos públicos destinados à Educação.

PUBLICIDADE

 

 

Os mandados foram executados no gabinete do deputado estadual Marcinho Oliveira (União Brasil) na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e em seu apartamento localizado em um condomínio de luxo na Avenida Paralela. Marcinho, que foi vice-prefeito de Santaluz entre 2017 e 2020 e atualmente é deputado estadual para o período 2023-2027, se disse surpreso com a operação. Ele afirmou que sua empresa, LN, nunca teve envolvimento com contratos de transporte escolar no município e garantiu que a investigação não tem relação com seu mandato.

A primeira fase da operação já havia revelado indícios de fraude em licitações para a contratação de empresas de transporte escolar em Santaluz, incluindo o superfaturamento de contratos e o recebimento de vantagens indevidas por servidores públicos envolvidos. Nesta nova fase, a PF busca apurar o envolvimento de outras pessoas, incluindo o deputado, na contratação fraudulenta.

As investigações indicam que empresas do mesmo grupo econômico teriam manipulado o valor de referência do pregão eletrônico para favorecer a contratação de uma empresa específica, além de ajustes entre participantes da licitação para direcionar o resultado ao grupo envolvido.

A operação destaca a continuidade das ações para combater a corrupção e assegurar a correta aplicação dos recursos públicos, especialmente em áreas críticas como a Educação.

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
AVISO: Ao publicar nesta página você assume total responsabilidade pelo conteúdo do seu comentário.