PM apreende armas com indígenas e libera suspeitos após tensão durante abordagem

Por Redação / VIA41
10/01/2026 - 23:13

Cinco indígenas foram flagrados portando armas de fogo na sexta-feira (9), em Itamaraju, no extremo sul da Bahia. Eles chegaram a ser detidos durante uma abordagem da Polícia Militar, mas acabaram liberados após a aproximação de outros indígenas. As armas foram apreendidas e encaminhadas à delegacia do município.

PUBLICIDADE

 

 

A ocorrência foi registrada durante um patrulhamento ostensivo realizado por uma guarnição da Força Integrada no Trevo do Parque do Descobrimento, nas proximidades do Córrego da Barriguda. A área está com o policiamento reforçado desde outubro do ano passado, quando dois homens — pai e filho — foram mortos em um conflito envolvendo indígenas.

Ainda segundo as informações, os policiais abordaram um veículo ocupado por cinco indivíduos e encontraram duas armas de fogo: um revólver e uma garrancha. Diante do flagrante, o grupo foi detido. No entanto, os militares optaram pela liberação dos suspeitos após serem cercados por um grande número de indígenas.

Em nota, a Polícia Militar informou que a decisão levou em consideração o “risco potencial à integridade física dos policiais e de terceiros”, além da distância da localidade, do horário noturno e da limitação de apoio imediato. A corporação afirmou ainda que solicitou reforço de outras guarnições da Força Integrada e da 43ª Companhia Independente da PM (CIPM/Itamaraju).

Os indígenas foram devidamente identificados, e o armamento apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Itamaraju. A Força Nacional de Segurança Pública, que atua no reforço do policiamento na região, não participou da ação.

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
AVISO: Ao publicar nesta página você assume total responsabilidade pelo conteúdo do seu comentário.